Para sabermos como comprar a sua primeira guitarra de forma mais assertiva, precisamos de informação correta e qualificada.
Como todos sabem, o nosso objetivo aqui é trazer exatamente essas informações para te ajudar nessa empreitada.
A princípio, já sabemos Quais São Os 4 Principais Tipos de Guitarras que Existem e da mesma forma, Quais São os TOP 10 Modelos de Guitarras de Todos os Tempos. Com isso já demos o primeiro passo necessário para comprar a minha primeira guitarra.
Por outro lado, essas referências nos ajudam a determinar a direção para onde queremos apontar, porém, não necessariamente, o alvo.
Neste post vamos começar a determinar o alvo, dando dicas gerais que consolidem as idéias em nossas cabeças de forma a esclarecer o que é e o que não é importante nesse momento.
Dessa forma, aquela idéia inicial que você tinha sobre comprar aquela guitarra X, Y ou Z, TOP de linha, pode sofrer alguns ajustes.
Definitivamente, não pretendo convencer ninguém que se deve comprar determinado instrumento em detrimento de outro, mas sim, ajudar a fazer a melhor compra para cada um, conforme cada perfil.
Então, chega desse blá-blá-blá e bora ao que realmente interessa!
Antes de mais nada, se você ainda tem alguma dúvida sobre o TIPO de guitarra que você quer comprar e ainda não leu o nosso post “Quais São Os 4 Principais Tipos de Guitarras que Existem”, recomendo que você leia antes mesmo de continuar este aqui.
São as informações mais básicas e fundamentais para que a compra da primeira guitarra não seja um desperdício de dinheiro, ainda mais se você não tiver muita disponibilidade para essa compra.
Assim, se você já conhece bem os Tipos, porém não tem muita certeza sobre qual modelo escolher, não se preocupe e lembre-se que estamos aqui para te ajudar.
Acesse o Post Quais São os TOP 10 Modelos de Guitarras de Todos os Tempos e lá você vai ter muita informação não apenas sobre as guitarras, mas sobre quem eram os guitarristas que as usavam e qual o estilo de música que tocavam com elas.
Isso vai te fortalecer um pouco mais na direção de saber como comprar a primeira guitarra podendo tirar o melhor proveito dela, pelo maior tempo possível.
Ao mesmo tempo em que queremos acertar na primeira escolha, preciso dizer que você não deve exagerar na ansiedade dessa escolha.
Mas como assim? O objetivo dos posts não é fazer a melhor escolha possível?
Definitivamente, SIM. Mas devemos ter consciência de que a melhor escolha possível para hoje pode se revelar não tão “melhor” assim depois que você começar a amadurecer seus ouvidos e suas habilidades.
Então use o nosso guia para fazer o melhor com o seu dinheiro, mas não se estresse tanto com isso.
Logo, escolha uma guitarra que tenha uma custo acessível. Não se preocupe em ter aquela guitarra de 10 mil reais logo de cara.
Quando você tiver o modelo definido (e aproveite as lojas para experimenta-las) procure uma que te dê prazer ao tocar. O gráfico abaixo nos mostra como (de forma geral) é a relação custo/qualidade das guitarras.
Em suma, o que esse gráfico que dizer é que com um pouco de dinheiro você consegue uma boa quantidade de prazer em um instrumento.
Conforme seu ouvido e suas habilidades forem aumentando e com elas seu nível de exigência, você deverá aumentar muito o investimento para um pequeno ganho de prazer/qualidade.
Sob o mesmo ponto de vista, temos o conforto. Guitarras mais baratas não oferecem o mesmo conforto das guitarras mais caras, mas isso pode ser corrigido, em alguns casos, com um bom luthier.
Um luthier poderá, por exemplo, regular a altura das cordas, ajustar possíveis desajustes com os componentes eletrônicos, etc.
Uma outra vantagem de não se ter uma guitarra tão boa no começo, é que quando seus ouvidos e habilidades permitirem, você saberá exatamente o que é melhor e saberá como tirar proveito de cada vantagem.
Não dá para saber o quanto é pouco ou muito dinheiro para você, mas como base de referência, guitarras iniciantes ficam na faixa de $100 a $400 dólares.
Em primeiro lugar, teste o instrumento quando for comprar a sua primeira guitarra em uma loja!
Toque, veja se está afinada e se não souber, peça ajuda ao vendedor.
Teste os knobs (botões) e veja se o volume vai do zero ao máximo e se os botões de Tone alteram o tom da guitarra.
Aqui o(s) botão(ões) de agudos deixará a guitarra mais abafada. Teste cada um deles, normalmente cada botão é para um captador.
Teste também a chave seletora em todas as posições para saber se os captadores funcionam bem também.
Compare modelos semelhantes e tente perceber qual o mais confortável para você (a altura das cordas é um fator determinante). A altura das cordas deve ser de alguns milímetros.
Compare também a espessura dos braços. Quanto mais estreito, tende a ser mais confortável.
Sinta o instrumento no seu corpo e veja se está equilibrada, busque nisso também o conforto.
Se você já souber tocar alguma coisa e eventualmente já tenha decidido por qual modelo, peça duas ou três guitarras iguais para tocá-las. As madeiras podem ter sido influenciadas por climas diferentes, por exemplo.
Toque as três e perceba com qual você se sente melhor.
Se o seu estilo é o Rock, procure por modelos que possuam braço com 22 casas na escala.
Procure também por modelos que possuam as marcações (bolinhas) na escala, assim você poderá se situar nas escalas com mais facilidade no início.
Simplifique! Uma ponte fixa é ideal também para esse momento. Pontes com vibrato (alavanca) vão tornar sua vide bem mais complicada durante o uso dela.
Depois de comprar a sua primeira guitarra (juntamente com sue amp), o próximo passo é aprender.
Existe uma infinidade de escolas e cursos para aprender guitarra, e mais uma vez pensando em te ajudar nessa nova decisão, buscamos constantemente cursos online de qualidade e boa relação custo-benefício para nossos leitores.
Clique aqui e veja a avaliação dos cursos que indicamos. Fazemos isso de forma clara e objetiva, conforme os critérios que você encontrará na página.
Nossa indicação para o primeiro curso, procurou um professor que fosse, além de exímio guitarrista, habilidoso e atencioso com os alunos, que pudesse passar toda a base (até o avançado) muito mais focado no aluno do que em si próprio.
É por isso que indicamos o curso:
E temos a certeza de que será uma excelente experiência para os nossos leitores.
Bem como os cursos mais avançados, que serão trazidos com o tempo e com critérios diferentes, já que estaremos falando de guitarristas mais maduros.
Definitivamente não é apenas na compra da sua primeira guitarra que você vai gastar o seu dinheiro!
Então haja com prudência e compre o estritamente necessário para você aprender a tocar e invista no que vai fazer você se divertir pra valer, invista em cursos!
Do mesmo modo, experimente várias palhetas até descobrir a sua preferida ou preferidas para determinados estilos diferentes.
E lentamente, vá investindo em pedais, algo que acontecerá naturalmente durante a evolução dos cursos.
Lembre-se que música e instrumentos não são apenas uma paixão, mas são veículos para muita diversão! Diversão que aumenta com a perícia do guitarrista, com a liberdade que adquire com o tempo.
E é nesse astral de pura diversão que pretendemos ajudar os nossos leitores na escolha da sua primeira guitarra em si.
Próximo >>